sexta-feira, 23 de março de 2012

Biomoléculas

Nenhuma unidade viva é exatamente igual a outra ou exatamente igual e si própria em dois momentos diferentes. A própria célula é um sistema aberto em que entram constantemente substâncias novas e são eliminados, produtos elaborados no interior da célula. A maioria dos elementos químicos das células vivas ocorre em milhares combinações, formando diversas biomoléculas.

Os ácidos nucleicos são as moléculas mais importantes do controlo celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA).


Os lípidos têm uma propriedade muito distinta que é a sua fraca solubilidade na água e a sua solubilidade em solventes orgânicos como o éter e outros...

Os prótidos têm uma grande importância, pois de todas as moléculas da vida, os prótidos são as mais elaboradas e as mais diversas, na estrutura e função.
Os glicídos são composto orgânicos abundantes no mundo dos seres vivos, são compostos ternários (carbono,oxigénio,hidrogénio). Os átomos de hidrogénio e oxigénio apresenta-se combinados pela seguinte proporção 2:1, tal como na molécula da água.


Sem comentários:

Enviar um comentário