sábado, 24 de março de 2012

Transportes Membranares

Em todas as células vivas, a membrana plasmática permite a entrada e saída de substâncias de que as células necessitam. Os mecanismos pelos quais ocorrem as trocas de materiais através da membrana  são variados. Alguns são controlados apenas por processos físicos e noutros intervêm proteínas da membrana.


Transporte não mediado
Osmose:
  • A difusão de moléculas de água entre dois meios separados por uma membrana permeável à água e pouco permeável ou impermeável ao soluto denomina-se osmose e  é explicada por diferenças de concentração de soluto nos diferentes meios. A água movimenta-se de regiões de elevado potencial de água (ψ) para regiões de baixo potencial de água, sem gastos de energia.
    Quando o meio interno da célula está hipertónico em relação ao meio exterior, a água entra para a célula e esta aumenta de volume, diz-se então que a célula fica túrgida. Numa célula túrgida, o conteúdo celular exerce pressão sobre a parede celular, denominada pressão de turgescência. Nas células animais como não existe parede celular, quando é ultrapassado o limite da célula, esta rebenta, ou seja, ocorre a lise celular.
    Quando o meio intracelular é hipotónico em relação ao exterior, há um movimento da água da célula para o exterior, diminuindo de volume, diz-se então que a célula fica plasmolisada.

    Difusão Simples:  
    • Na difusão simples as moléculas (solutos) movimentam-se do meio onde a sua concentração é mais elevada (hipertónico) para o meio onde a sua concentração é mais baixa (hipotónico),isto é, a favor do gradiente de concentração, logo não existem gastos de energia. 


    Transporte mediado
    Difusão/transporte facilitado:
    • A difusão facilitada corresponde ao transporte de iões ou moléculas de maiores dimensões através de uma proteína membranar (transportador–permease), a favor do gradiente de concentração, logo não existem gastos de energia.

      Transporte ativo:
      • O transporte ativo permite o intercâmbio de solutos através de proteínas transportadoras membranares (ATPases), contra o gradiente de concentração e,consequentemente, com consumo de energia.




      Transporte em massa:

      Endocitose: 
      • Inclusão de macromoléculas por invaginação da membrana plasmática, formando-se uma vesícula endocítica.  
        - Pinocitose -  substâncias em solução, originando uma vesícula pinocítica.
        - Fagocitose - substâncias englobadas por pseudópodes, originando uma vesícula fagocítica.
      Exocitose:
      • Expulsão de substâncias para o exterior da célula por um processo inverso da  endocitose.


        Sem comentários:

        Enviar um comentário